google-site-verification: googlec841ae94288d4ad3.html Informa CAMPS 3ª Edição
top of page
  • Foto do escritorCAMPS SANTOS

Informa CAMPS 3ª Edição

Projeto conscientiza jovens sobre a importância do voto


Incentivar os jovens ao alistamento eleitoral e ao voto consciente. Esses foram os principais objetivos do Projeto Jovem Eleitor, uma parceria entre o CAMPS Santos com o Tribunal Regional Eleitoral (TER), inspirado na Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A campanha, que visa atingir quem tem entre 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, foi realizada entre os meses de março e abril com os jovens da instituição.


Como parte do projeto, cerca de 1.200 jovens assistiram à palestra da chefe do Cartório Eleitoral da Zona 118, Michelle Lapa Cortegiano Molarino, que explicou sobre o funcionamento de uma eleição na prática e promoveu um debate importante sobre questões sociais e participação política.


No dia 13 de abril, foram realizados dois debates com os jovens representando os pleiteantes ao Governo Federal e ao Governo Estadual. Os candidatos puderam apresentar suas propostas e planos de governo e tiveram tempo para fazer e responder perguntas, com tempo cronometrado e direito a réplica e tréplica. Os debates tiveram mediação da jornalista Arminda Augusto, Gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna, e da jornalista Vanessa Machado, especialista em comunicação governamental e marketing político.


No mesmo dia, três aprendizes de cada turma também receberam o treinamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a função do mesário. No dia 20 de abril, os jovens atendidos pelo CAMPS Santos puderam vivenciar um pouco do processo eleitoral, por meio de um simulado de votação para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais, realizado na sede da entidade.

Para dar mais realismo ao pleito, foram usadas urnas eletrônicas cedidas pelo TER e cada jovem usou um título de eleitor fictício. Após o encerramento da votação, foi feita a apuração dos votos e proclamação dos eleitos.





CAMPS Santos elege nova diretoria

A solenidade de posse da nova diretoria (gestão 2022/2024) foi realizada no último dia 5 de abril, na sede da instituição, e contou com a presença de autoridades, diretores, conselheiros e colaboradores do CAMPS, representantes de empresas parceiras, e jovens aprendizes. O prefeito de Santos, Rogério Santos; o presidente da Câmara, Adilson Júnior; o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Evandro Renato Pereira; e a procuradora geral do Município, Renata Arraes, foram alguns dos representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário que prestigiaram a cerimônia.


A nova diretoria do CAMPS Santos foi eleita em assembleia realizada no dia 19 de março. Nesse novo mandato, de dois anos, Elber Alves Justo assume o lugar de Elias Francisco da Silva, e pretende dar continuidade ao trabalho de valorização dos jovens, de criação de novos projetos e de modernização da sede da entidade, feito pelas gestões anteriores, das quais ele também fez parte.


Durante seu discurso, o novo presidente ressaltou a importância do ex-presidente da entidade, Elias Francisco da Silva, na história recente do CAMPS. “Ele teve um papel crucial na intervenção da instituição quando o CAMPS se encontrava em uma encruzilhada: se iria continuar suas atividades ou encerrar de vez. E o sr. Elias encabeçou o movimento de um grupo que ajudou a conduzir o CAMPS ao caminho que sempre teve e a retomar seu importante papel na formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho, além de proporcionar às gestões seguintes a melhoria dos serviços e o aumento do número de vagas para os aprendizes”.




101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page