google-site-verification: googlec841ae94288d4ad3.html
top of page

Oficinas/Projetos

081022 powerbi-261.jpg

Banda Marcial

A Banda Marcial do CAMPS, pratica aulas gratuitamente aos sábados, com a colaboração dos VOLUNTÁRIOS da instituição. Ofertada aos jovens, e a sociedade em geral e permite aos participantes despertar o interesse ao descobrir novos talentos para a arte musical. A atividade ajuda no desenvolvimento do cenário musical e cultural, tornando-os capazes de conhecerem e tocarem em uma banda marcial e aprenderem sobre baliza, corpo coreográfico e bandeiras, além da melhora da percepção auditiva e da promoção de enriquecimento psicomotor, psicossocial e sociocultural.

280522 ingles-15.jpg

Curso de Inglês

O Curso de Inglês do CAMPS, são aulas gratuitas aos sábados, com a colaboração dos VOLUNTÁRIOS da instituição, apoiada por meio de parceria com a empresa Mediterranean Shipping Company - MSC e ministrada pela UACEP – União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas, atende jovens pertencentes do Projeto Avançar e Programa de Aprendizagem, além daqueles que estão aguardando encaminhamento e ex-aprendizes. O curso permite aos jovens participantes o desenvolvimento e qualificação profissional, tornando-os bilíngues e competitivos no mercado de trabalho. Além do alcance de posições profissionais de destaque e relevância, maior percepção de sua própria cultura por meio do conhecimento da cultura de outros povos e a reflexão sobre a sua própria língua, tornando-os mais críticos e reflexivos.

081022 powerbi-229.jpg

Power BI

O treinamento de Power BI é ofertado de forma gratuita, em curto período, com instrutores voluntários aplicados e atuantes na área business intelligence (BI). Além de dispor de salas de aulas equipadas com recursos de informática, tais como: computadores e/ou notebooks e projetor multimídia. O treinamento de aperfeiçoamento é extremamente importante, pois permite que os usuários da ferramenta excel, possam extrair todo o potencial dela e obter resultados mais eficientes em suas atividades. São desenvolvidas e competências relativas ao uso do software na obtenção de dados de diversos tipos de banco de dados, tratamento destes e geração de relatórios e painéis (Dashboards) profissionais, utilizados para mapeamento e controle de processos, produtos e serviços, auxiliando nas tomadas de decisões profissionais.

130822 porummundomelhor-143.jpg

Por um Mundo Melhor

O CAMPS deu início a um novo projeto: “Por um mundo melhor”, que consiste na realização de oficinas gratuitas de artes visuais para 30 crianças e adolescentes. A iniciativa tem por objetivo promover atividades educativas e culturais na perspectiva de desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais nos participantes. A ideia é fazer com que, por meio da arte, as crianças e adolescentes possam debater ideias e criar projetos para contribuir na melhoria da própria escola, do bairro e da cidade onde vivem. O projeto foi idealizado e tem o patrocínio do Grupo Komed, via lei de incentivo à Cultura (PRONAC) e tem o apoio da MSC Mediterranean Shipping do Brasil.

CAM_8755.JPG

Inclusão Digital

O Projeto de Inclusão Digital será um conjunto de iniciativas e estratégias que visam proporcionar o acesso às tecnologias da informação e comunicação para grupos ou comunidades que estão em desvantagem digital. O objetivo principal do projeto é reduzir a exclusão digital e promover a inclusão social por meio do acesso à tecnologia. O projeto busca garantir o acesso às ferramentas, proporcionando capacitação, equipamentos e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. O objetivo é promover a inclusão digital de forma prática, indo além do uso do mouse e do acesso à internet, inserindo aspectos da cidadania na construção do conhecimento. Contando com os voluntários, enfatizando o ensino de comportamento social, além de habilidades técnicas.

CAM_4212.JPG

Projeto Inspiração Cultural

Através do PROMICULT (Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio à Cultura) patrocinado pelas empresas MSC e BTP. São Aulas de Violão, Dj, Dança e Teatro

080823 incatep-2.jpg

Parceria INCATEP - Trilha Portuária

O Grupo INCATEP, em parceria com o CAMPS Santos, realiza um Treinamento de Trabalho Portuário.

O curso é totalmente gratuito, ministrado no período noturno, na sede do CAMPS. Durante o treinamento, os jovens podem ter uma visão mais profunda de como acontecem as operações portuárias, normas de segurança e os tipos de carga que entram e saem do porto santista todos os dias.

A capacitação, ministrada pela instrutora Ana Paula Almeida, agrega valor ao currículo dos jovens que pretendem seguir na área portuária. Ao término os jovens recebem um certificado profissional e a credencial "Portworker Licensec", válida por um ano.

evo.JPG

Projeto de Segurança

Em parceria com a EVO Human Safety Solutions, o inovador Projeto Aprendiz da Segurança (PAS) foi desenvolvido para fornecer conhecimento e habilidades essenciais para a segurança no trabalho, o projeto piloto mostrou impacto positivo. A partir de 2024, todos os participantes do Projeto Avançar terão acesso a esse treinamento, construindo um futuro mais seguro e promissor.

210723 embraps-1.jpg

Parceria EMBRAPS

Treinamento para Portaria e Auxiliar de Limpeza com Certificação.

d48052f4-9f66-4400-ad48-387707f47f47.jpg

Voluntários

O Programa de Voluntários do CAMPS SANTOS, é uma oportunidade para cada um exercitar sua cidadania e contribuir para um aprendizado contínuo mais equilibrado e melhoria da qualidade na formação de jovens pertencentes aos programas e projetos do CAMPS. O Projeto de Voluntariado tem como objetivo incentivar os jovens a desenvolverem trabalhos voluntários em ações para a comunidade. O programa de Voluntariado do CAMPS oferece oportunidades para atuação voluntária em toda a estrutura institucional, de modo presencial e /ou à distância, nos mais diversos projetos contemplados pelas áreas temáticas do programa, que de forma espontânea desejam inserir-se ao projeto, sem obrigatoriedade terem vinculação aos projetos e programas do CAMPS.

290423 powerbi-134.jpg

Aprendiz do Futuro

Alunos do Projeto Aprendiz do Futuro participaram do Porto Hack Santos 2023, uma maratona de desenvolvimento tecnológico de 35 horas ininterruptas promovida pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Portuários (ABTRA). Durante o hackathon, realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, na sede do CAMPS, 36 jovens enfrentaram desafios reais e apresentaram soluções voltadas para empresas do setor portuário, que poderão ser desenvolvidas e implantadas, no futuro, no complexo marítimo santista.
Divididos em 9 times, eles contaram com a mentoria de profissionais das empresas associadas da ABTRA nas áreas de TI, institucional, marketing e comunicação. No final da maratona, os jovens puderam apresentar seus trabalhos que foram analisados por um júri composto de profissionais, com base em critérios pré-definidos. Os integrantes do time campeão (Eduardo de Souza, Maria Fernanda dos Santos, Mariana Neves e Pedro Henrique Marangon) foram premiados com notebooks e terão a oportunidade de serem contratados como aprendizes pelas empresas associadas da ABTRA presentes no evento.
Para encarar a complexidade de uma jornada tecnológica, desde agosto os jovens, entre 18 e 22 anos, passaram por uma capacitação gratuita direcionada para ex-aprendizes da instituição, realizada em parceria com o Instituto Amigu.

A formação foi realizada em parceria com o Instituto Amigu, instituição sem fins lucrativos que tinha como propósito promover a inclusão sócio digital de jovens e adolescentes de áreas periféricas, transformando-os em verdadeiros resolvedores, desenvolvendo jornadas digitais utilizando inteligência artificial. 
O Projeto Aprendiz do Futuro, com duração de cinco meses, foi dividido em três jornadas de aprendizado especializadas: Resolvedores & Designers; Resolvedores & Desenvolvedores e Resolvedores & Vendedores. Cada uma delas foi meticulosamente planejada para equipar os jovens com as habilidades e conhecimentos necessários para prosperar em um mercado em constante evolução.

bottom of page