O CAMPS Santos, uma das instituições mais importantes e respeitadas da Baixada Santista, inaugurou no dia 29 de novembro um novo prédio ao lado da sede atual, oferecendo um ambiente ainda mais acolhedor e propício ao aprendizado dos jovens da região. Na ocasião, também foi celebrado o aniversário de 57 anos da entidade, com a presença de autoridades, diretores e convidados.
Com 1.102 metros quadrados distribuídos em cinco pavimentos, o novo prédio representa um marco na história do CAMPS, pois permitirá uma ampliação significativa no atendimento da instituição. O projeto conta com diversos espaços, como um coworking no térreo, 10 salas de aula modernas e áreas de convivência, além de um auditório com 170 lugares.
Referência na região quando o assunto é aprendizagem profissional, o CAMPS Santos atende cerca de 3.000 pessoas por ano em diversos programas, projetos, oficinas e cursos realizados, também, em parceria com outras entidades. Atualmente, a instituição tem cerca de 1.100 jovens em contratos de aprendizagem e estágio ativos, distribuídos em aproximadamente 200 empresas privadas e órgãos públicos conveniados. Além disso, há 350 jovens em formação e outros cerca de 500 já formados aguardando a oportunidade do primeiro emprego.
O grande desafio agora, segundo o presidente da instituição, Elber Justo, é trazer mais empresas parceiras para gerar mais postos de trabalho para esse público. “Nosso objetivo sempre foi ampliar as oportunidades para os jovens. Para isso, implementamos novas estratégias de capacitação e expandimos nosso relacionamento com as empresas parceiras. Também intensificamos a parceria com a Prefeitura de Santos, que, reconhecendo nosso trabalho, ratificou o contrato de 200 vagas para aprendizes.”
Para o CAMPS continuar a crescer e oferecer oportunidades aos jovens, Elber Justo destaca a importância do apoio da comunidade empresarial. “Por isso, lançamos hoje o desafio ‘Um + Um Jovem Aprendiz’, uma iniciativa que visa que vai além do cumprimento de cotas. “Nosso objetivo é incentivar as empresas da região a contratarem ao menos mais um jovem aprendiz, promovendo uma formação que realmente transforme vidas e ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional para a nossa juventude”.
Novo Prédio:
O novo prédio foi adquirido e reformado pelo CAMPS com recursos próprios, num investimento total de R$ 2,5 milhões, contando com a doação do Rotary no valor de R$ 500 mil para a compra de mobiliário e computadores. Além de passar por obras de reestruturação e modernização, o prédio ganhou um elevador, banheiros acessíveis e novas entradas.
No térreo, funcionará um coworking com computadores e um espaço organizacional interativo com um telão de LED para eventos. O mezanino será utilizado como área administrativa. Já no segundo e terceiro pavimentos, ficarão as salas de aula (quatro em cada andar, com capacidade para 25 pessoas) e de treinamentos (uma em cada andar, com capacidade para 16 pessoas). Todas elas são equipadas com mesas, cadeiras, smart TVs e lousas de vidro, além de rede Wi-Fi. Na cobertura, há um espaço de convivência voltado para a realização de eventos.
Ao lado do prédio, um auditório para 170 pessoas, com palco, púlpito, poltronas, equipamentos audiovisuais e sala de apoio técnico, além de banheiros externos.
O CAMPS firmou uma importante parceria com o Santos Futebol Clube e participou de um momento histórico para a região. No dia 17 de novembro, antes do jogo que confirmou a volta do time à Série A, no estádio Vila Viva da Sorte, a entidade marcou presença em campo com uma faixa comemorativa aos 57 anos de história da entidade, reafirmando o compromisso do CAMPS com o desenvolvimento dos jovens da nossa região.
No dia 2 de novembro, mais de 60 jovens deram um passo importante rumo ao mercado de trabalho no Salão de Mármore do Santos Futebol Clube. Após a primeira parte da seleção, 20 participantes foram chamados para a fase de entrevistas e, desses, 10 foram escolhidos para ingressarem no Programa de Aprendizagem do CAMPS, com início previsto para 2 de dezembro.
O CAMPS conta com um banco de talentos de pessoas com deficiência (PCD) com habilidades para ingresso imediato no mundo do trabalho e aptas a ocuparem postos em vários setores das empresas parceiras, seja como aprendizes ou colaboradores efetivos.
Todos os talentos foram formados pelo Programa CapacitaCE, um projeto do CAMPS em parceria com a Universidade Corporativa Cesari que proporciona formação gratuita a pessoas com deficiência para melhores condições de acesso ao mundo do trabalho.
O Programa CapacitaCE oferece um curso gratuito, dividido em cinco módulos: Introdução ao mundo do trabalho; Comunicação e Linguagem interpessoal; Rotinas administrativas; Logística; e EHS - Meio Ambiente, Saúde e Segurança.
O programa já formou 105 pessoas com deficiência nas cinco primeiras turmas. Muitas delas já estão empregadas em empresas parceiras, como o Grupo Cesari, MSC, BTP e OAB e algumas estão passando por processos seletivos e sendo encaminhadas para empresas parceiras do CAMPS.
As empresas interessadas em contratar um dos formandos do Programa CapacitaCe podem entrar em contato com o CAMPS através do email encaminhamento@camps.org.br ou pelo telefone (13) 3226-6464.
Comments