• CAMPS SANTOS

Informa CAMPS 1º Edição

CAMPS inicia nova turma para capacitação


Na manhã do último dia 5 de março, o CAMPS Santos realizou um evento de integração para receber as novas turmas do Projeto Avançar 2022. Ao todo, foram selecionados 350 jovens, de um total de 1.600 inscritos na entidade. Na ocasião, os futuros aprendizes puderam, junto com seus responsáveis, conhecer os setores do CAMPS, as regras da instituição e os detalhes sobre os módulos do curso. As aulas começaram no último dia 7, com 10 turmas, divididas nos períodos da manhã e da tarde. Essas são as primeiras classes a retornarem ao formato presencial, após meses de aulas virtuais por conta da pandemia. Depois da conclusão do curso, os jovens serão encaminhados para o mercado de trabalho. (veja no site vídeo e galeria de fotos sobre o evento)


O que é o Projeto Avançar

O Projeto Avançar tem como objetivo a promoção social através da capacitação de adolescentes de Santos, entre 15 e 17 anos, para a inserção no mundo do trabalho. O projeto visa desenvolver competências e habilidades para o mercado de trabalho, transformando-os em profissionais do futuro, aptos a enfrentarem os desafios da profissão. Faz parte do planejamento, desenvolver o caráter, a ética, a responsabilidade e a cidadania do adolescente, complementando a educação e a formação social recebidas em casa e na escola. Tudo seguindo os critérios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e dos Adolescentes (CMDCA) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Ao todo, este ano, paras as turmas do primeiro semestre, foram selecionados 350 jovens, de um total de 1.600 que se inscreveram por meio de processo seletivo na modalidade virtual, realizado em outubro do ano passado. Os inscritos que cumpriram os requisitos, fizeram uma prova presencial de conhecimentos gerais, língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico e redação. Depois de realizar a prova, o setor psicossocial fez uma entrevista com os responsáveis para finalizar o processo. Após aprovado, os jovens iniciaram o curso de formação para a inserção e integração ao mundo do trabalho, dentro do Projeto Avançar. No curso, ministrado em 270 horas aulas, divididas em 90 dias letivos, os jovens aprendem noções básicas sobre áreas importantes para o ambiente de trabalho, em módulos como Comunicação, Inclusão Digital, Raciocínio Lógico, Município de Santos, Rotinas Administrativas, Logística, Comércio Exterior, Ética e Cidadania e Introdução ao Mundo do trabalho, além do módulo empreendedorismo, ministrado em parceria com o Sebrae, e dos módulos transversais (Projeto Jovem Eleitor, Saúde e Higiene, Educação Emocional, entre outros). Depois da formatura, os jovens ficam aptos a ingressarem no Programa de Aprendizagem do CAMPS Santos, que possibilita a empregabilidade dentro de um plano de atividades articuladas, acompanhadas e supervisionadas com desenvolvimento e aprimoramento a sua profissionalização com base na Lei n° 10.097/2000 (Lei do Aprendiz).



Dia Internacional da Mulher

Na última terça-feira, 8 de março, a biomédica Maria de Fátima Pires de Campos, diretora administrativa do Laboratório Céllula Mater, participou de uma roda de conversa sobre "Protagonismo Feminino” com as colaboradoras do CAMPS Santos. O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado na sede da instituição, na Vila Mathias, em Santos.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo