Menina Mãe

 

O Projeto Menina Mãe é coordenado pelos De­partamentos de Serviço Social e Psicologia do CAMPS, com objetivo de proporcionar encon­tros entre as jovens gestantes participantes dos diversos programas e projetos da instituição, além do acompanhamento no pré-natal.
Nos encontros, ocorrem a exposição de vídeos e textos, desenvolvendo debates e atividades entre os participantes, tendo como temas: As­pectos emocionais; Transformações desencadeadas pela gravidez; Amamentação; Planejamen­to Familiar; Responsabilidade Gestacional; Papel mãe x filho; Família e Cuidados com o bebê. Tais ações permitem que as jovens possam ex­pressar livremente suas angústias, temores e ansiedades, a fim de obter assistência, infor­mações e orientações, proporcionando um espaço terapêutico e o alcance do bem-estar durante a gravidez. Além de todo apoio e ori­entação, as jovens incluídas no programa também recebem fraldas.

Fortalecimento de Vínculos

O Projeto Fortalecimento de Vínculos é realizado com os responsáveis dos jovens, sendo coordenado pelos Departamento de Psicologia e Serviço Social do CAMPS. Durante os encontros, costumeiramente realizados aos sábados, são abordados os seguintes temas: Aspectos emocionais; Liberdade x Limites; Família x Valores; entre outros assuntos perti­nentes. O encontro tem como objetivos:

•    Fortalecimento de vínculos familiares;
•    Fortalecimento da função protetiva familiar;
•    Promoção da saúde e bem-estar emocional dos responsáveis;
•    Promoção de um espaço terapêutico onde possam falar
de suas angústias e serem ouvidos;
•    Desenvolvimento das potencialidades familiares;
•    Oferecimento de um espaço de relatos de vivências entre pais/responsáveis
que os levem a identificação, proporcionando desta forma reflexões significativas;
•    Desenvolvimento da competência para administrar conflitos por meio de diálogo;
•    Fornecimento de orientações pertinentes aos temas abordados durante o processo grupal;
•    Fornecimento de orientação sobre o mundo do trabalho.

Jovem Eleitor

Com programação estipulada pela equipe técnica do CAMPS e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são proporcionados aos jovens um ciclo de palestras sobre o processo eleitoral completo (campanha, treinamento de mesários e eleição). No Projeto Avançar, são abordadas as técnicas eleito­rais, e no Programa de Aprendizagem, os aspectos técnicos e fiscais das candidaturas.
O projeto tem o viés de proporcionar a vivência e compreensão do processo eleitoral, bem como, de fa­miliarização com a utilização da urna eletrônica. O Projeto Jovem Eleitor oferta, aos jovens, através de palestras e eleição simulada, o incentivo ao alistamento eleitoral, consciência sobre as eleições, pro­moção a participação cidadã e o desenvolvimento de questões importantes como responsabilidade, democracia e consciência política.

COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO
SEXUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Em parceria com a Comissão Municipal de Violência Sexual Infanto-juvenil de Santos (CEVISS), o CAMPS promove ações em alusão ao 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.

Erradicação do Trabalho Infantil

Em parceria com a Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil, o CAMPS realiza ações em alusão ao 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
 

Setembro Amarelo

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
O CAMPS promove todos os anos ações alusivas ao Setembro Amarelo, em conjunto com profissionais parceiros, com intuito de prevenção ao suicídio de jovens, valorização à vida, sensibilização e conscientização da população, pro­moção de um ambiente acolhedor e de reflexão sobre as vulnerabilidades. A campanha nacional é organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Outubro Rosa

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA
Durante o mês de outubro, o CAMPS promove ações de conscientização à prevenção ao câncer de mama, por meio de palestras de orientação e de histórias de superação, além de atividades de valorização da beleza e promoção da autoestima da mulher. Sempre nessa data, colaboradoras e jovens da instituição recebem um broche alusivo à campanha para lembrar a causa.

Novembro Azul

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PROSTATA
A Campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral. Durante o mês de novembro, são realizadas palestras e ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens. Isso porque, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Mutirão da Saúde

O Mutirão da Saúde é organizado pelo CAMPS em parceria com o Centro Acadêmico Martins Fontes (CAMF), vinculado ao curso de medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), por meio dos departamentos de gestão e saúde pública. A ação reúne estudantes universitários e super­visores, nas dependências do CAMPS, para promoção de testes de glicemia, diabetes, índice de massa corpórea (IMC), além de orientações quanto ao uso de métodos contracepti­vos, IST's, drogas lícitas e ilícitas, depressão, problemas cardio­vasculares, teste de acuidade visual e tabagismo.

Mutirão Oftalmológico

A ação é organizada em parceria com o Hospital Visão Laser - Instituto Visão do Bem, onde profissionais da área oftalmológica, atendem os jovens, realizando teste de acuidade visual. Os atendidos que apresentam difi­culdade na visão, passam por um consultório móvel instalado no CAMPS, onde após atendimento, saem com encaminhamento oftalmológico. Os casos mais graves e complexos, constatados durante o mutirão de Triagem Oftalmológica, são encaminhados para prosse­guimento do atendimento no Hospital Visão Laser.

Workshop Liderança em Foco

O Workshop Liderança em Foco tem como objetivo promover capacitação aos líderes de sala, que têm como missão multiplicar o conhecimento adquirido, mantendo a turma unida e produtiva. O projeto oferta aos mentores, através de palestras, ferramen­tas para o desenvolvimento de liderança, engajan­do-os para os desafios da vida e do ambiente profis­sional e transformando-os em profissionais focados e cidadãos úteis e produtivos.

Ações Instrutivas e Motivacionais

Sendo o CAMPS uma instituição que vem há mais de cinquenta anos transformando e melhorando a qualidade de vida dos jovens inseridos, o Departamento de Psicologia vê a importância de abordar assuntos que refletem no desenvolvimento emocional dos jovens. Tais ações têm como objetivo levar aos jovens inseridos nos programas e projetos palestras instrutivas e motivacionais, com as temáticas: Incentivo à Vida, Autoestima, Mundo do trabalho – Dicas de entrevistas, Valores – Gratidão e Empatia, Redes sociais, Roda de conversa- Falando sobre a Psicologia.

Programa Reconecte

No final de 2019, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o CAMPS para adesão ao Programa Reconecte, que propõe ações que visam uma reeducação tecnológica, for­talecendo relações sociais reais e o uso dos recursos tecnológicos de maneira inteligente, abordando aspectos sociais, educacionais, e de saúde física e psíquica.

Oficinas

 

OFICINA DE INGLÊS

A Oficina de inglês, parceria com a MSC – Mediterranean Shipping Company e OHVB – ONG dos Haitianos que Vivem no Brasil, atende jovens pertencentes do Projeto Avançar e Programa de Aprendizagem, além daqueles que estão aguardando encaminhamento e ex-aprendizes.

A Oficina de Inglês permite aos jovens participantes o desenvolvimento e qualificação profissional, tornando-os bilíngues e competitivos no mercado de trabalho. Além do alcance de posições profissionais de destaque e relevância, maior percepção de sua própria cultura por meio do conhecimento da cultura de outros povos e a reflexão sobre a sua própria língua, tornando-os mais críticos e reflexivos.

BANDA MARCIAL

A Oficina Banda Marcial e Linha de Frente destina-se aos jovens, responsáveis e a sociedade em geral e permite aos participantes o despertar do interesse ao descobrir novos talentos para a arte musical. A atividade ajuda no desenvolvimento do cenário musical e cultural, tornando-os capazes de conhecerem e tocarem em uma banda marcial e aprenderem sobre baliza, corpo coreográfico e bandeiras, além da melhora da percepção auditiva e da promoção de enriquecimento psicomotor, psicossocial e sociocultural.

PATRULHEIROS SOLIDÁRIOS

Iniciado em 2019, o Projeto Patrulheiros Solidário (PAS) tem como objetivo incentivar os jovens a desenvolverem trabalhos voluntários em ações para a comunidade.

Contato

Siga-nos

  • YouTube
  • Instagram

(13) 3226-6464

Endereço: Av. Washington Luiz, s/nº - Vila Matias - Santos -SP CEP:11050-200

© 2020 CAMPS Centro de Aprendizagem e Mobilização Pessoal e Social. Todos os direitos reservados.